O QUE É A IRMANDADE ESTRADEIRA?
 

A IRMANDADE ESTRADEIRA foi criada em 2003, por iniciativa do motociclista brasiliense Sérgio Cruz, com o intuito de divulgar e promover eventos, amizades, passeios e tudo o que está relacionado ao motociclismo em todo o território brasileiro. Não somos nem pretendemos ser um motoclube ou um motogrupo. Estamos unidos por um único site (www.irmandadeestradeira.org), por uma única lista de discussão no YAHOO (br.groups.yahoo.com/group/iEoficial/) e por uma página oficial no Facebook (www.facebook.com/groups/IrmandadeEstradeira/).

Entre nós não há hierarquia, mensalidades a serem pagas nem reuniões obrigatórias. Pautamo-nos pelas regras de conduta previstas em nosso estatuto,contamos com a colaboração espontânea de membros para a realização de eventos e encontramo-nos pelo prazer de estarmos juntos.

A IRMANDADE ESTRADEIRA é uma união entre os motociclistas independentes, e está trabalhando por ideais sociais, sem interesses comerciais que não venham em benefício de todos os motociclistas e da sociedade menos privilegiada, a qual podemos ajudar de várias formas e apoiar, indicando e criando caminhos. Seja com idéias, ações ou com sua importante presença. Pegue sua Moto, triciclo e venha curtir com a gente as estradas deixando como rastro um traço de dignidade. Erga seu brasão e seu espírito motociclístico junto a uma bandeira sem fronteiras chamada Solidariedade.

 
O BRASÃO

Nosso brasão representa a união e a solidariedade sobre duas rodas. Os membros de grupos, que tem seu brasão principal, podem usar o brasão pequeno "patch", que é livre e considerado de uso publico, assim como nossas camisetas e tudo que ostente nossa marca. Porém o Brasão Grande, que na maioria das vezes é utilizado pelos motociclistas independentes, estão sujeitos a aprovação do Conselho Diretor da IRMANDADE ESTRADEIRA, que pode ser contatado através do e-mail: contato@irmandadeestradeira.org. O uso sem autorização deste brasão é considerado desonesto e fere os princípios do motociclismo nacional.

 
NOSSO ESTATUTO DE CONDUTA
Por favor, leia até o final.
 

A Irmandade Estradeira, visando assegurar o bom relacionamento dos seu integrantes e manutenção dos princípios da constituição da mesma, vem através do seu Conselho Diretor, formatar algumas regras básicas de conduta e participação.

1 - O site oficial, a lista de discussão no "YAHOO grupos" e a página no FaceBook na internet são livres e destinadas à colocação de assuntos objetivados a congraçar motociclistas e simpatizantes da classe. A moderação desses meios de comunicação é feita pelo Conselho Diretor.

      a- Para ser aceito como "Membro do Conselho Diretor" o candidato deve ser motociclista atuante e conhecido, além de ser indicado por Conselheiro e ter o nome aprovado pelo Conselho Diretor, de acordo com as necessidades da IRMANDADE ESTRADEIRA.

2 - Para ingresso nas listas de discussão e na página do FaceBook, é necessária a apresentação do proponente, ao devido moderador, filtrado o ingresso de empresas ou pessoas com finalidade comercial ou estranha aos interesses motociclísticos da IE.

3 - Qualquer motociclista, pode se associar a IRMANDADE ESTRADEIRA, que assume a postura fixa de união sem discriminação entre todos os motociclistas e simpatizantes.

      3.1 - O uso de artigos da IE, como bottons, camisetas, ou qualquer outro promocional, salvo os Brasões Grandes, é liberado a qualquer pessoa.

         3.2 - A utilização do Brasão Grande da IRMANDADE ESTRADEIRA poderá ser feita em dois casos:

      a) Motociclista que nunca tenha pertencido a MC/MG, após aprovado pelo Conselho Diretor, sem carência.

    b) Para os motociclistas que saíram de algum MC/MG, será necessário cumprir uma carência de 12 meses, contada da data da sua saída, para que seu ingresso na IRMANDADE ESTRADEIRA seja possível.

Em ambos os casos, além do nome de quem o indicou, um Conselheiro deverá ser responsável e o motociclista preencherá uma ficha com seus dados cadastrais. Essa ficha, será entregue ao Conselheiro, que a enviará para contato@irmandadeestradeira.org . A aquisição do KIT PADRÃO DE BODADOS será feita, nas empresas credenciadas, pelo Conselheiro responsável.

A maneira correta de se colocar os bordados no colete é como está na figura abaixo:


Nas costas do colete, não devem ser afixados nenhum outro bordado que não seja os do padrão da IRMANDADE ESTRADEIRA. Na parte frontal do colete, do lado esquerdo a tarjeta com o nome e tipo sanguíneo e abaixo o “patch” pequeno oficial da IRMANDADE ESTRADEIRA.

     3.3 - No caso de saída da Irmandade Estradeira, ou adesão a grupo ou clube com brasão próprio, o Conselho Diretor compromete-se em adquirir de volta o Brasão Grande da IE por 50% do valor pago, a título de indenização, conforme estabelecido no Termo de Responsabilidade. Lembramos que o Brasão, marca da Irmandade, já esta na fase final de registro e todos os direitos estão reservados legalmente, alem do que, vale mais o código de honra do motociclismo nacional, onde é considerado desonesto o uso sem aprovação do brasão de qualquer grupo.

4 – Qualquer evento ou ação "oficial" proposta será muito bem vinda, porem, antes de sua divulgação deverá primeiro ser enviada ao Conselho Diretor, através do e-mail contato@irmandadeestradeira.org, para acertos, inclusão no site e divulgação com menção ao idealizador do mesmo. “Isso é claro, quando o mesmo for levar o nome da Irmandade Estradeira”.

5 - A Irmandade Estradeira, como união de motociclistas, assume o regime destes princípios éticos, se reservando o direito de não admitir e até mesmo banir de seu convívio, pessoas com as características abaixo, visando a sempre disposição segura da presença de nossas crianças, família e amigos.

      5.1 - Usuários de drogas, artefatos ou atitudes ilícitas;

      5.2 - Pessoas que promovam exibições perigosas em “local impróprio”, tal como estouro de giro, queima de pneus, empinadas, arrancadas, frenagens, derrapagens e outras que venham a agredir o meio ambiente;

      5.3 - Pessoas que causem constrangimento social, tal como abuso freqüente de bebida alcoólica, uso inadequado de palavreado de baixo calão, apresentações pessoais obscenas que possam constranger qualquer membro entre outros;

      5.4 - Fizer uso do nome da IRMANDADE ESTRADEIRA e da amizade conquistada através dele para obter vantagens pessoais de qualquer natureza, não cumprindo compromissos, ou permitir que qualquer membro indicado, ou pessoa que o acompanhe quebre qualquer regra de nossa Irmandade, gerando prejuízos financeiros e ou morais.

      5.5 - Fizer uso de atitudes preconceituosas a qualquer pessoa, ou membro da Irmandade Estradeira, seja ela quem for, tornando-se os eventos divulgados em nossa lista, aberto a qualquer integrante da mesma.

 

A Irmandade continua seu caminho, apenas colocando no papel e firmando o que já vem tentando praticar desde o seu inicio, para que nosso sonho não se perca no meio do caminho. Este é o nosso modo de ver o motociclismo e a Irmandade Estradeira. Infelizmente nunca se pode agradar a todos. Se qualquer pessoa ou grupo não conseguiu se ver neste estatuto de conduta básica, a Irmandade Estradeira acha que não está no lugar certo.

"Quando os homens forem sábios, as leis, por desnecessárias, deixarão de existir." (Hermógenes).